Acessibilidade e Tecnologias Assistivas

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, em seu artigo 26, determina: Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Mas, muitos profissionais de área ignoram ou criam uma barreira entre ele e o aluno especial, muitas vezes por desconhecer as ferramentas de apoio, os materiais pedagógicos, sendo a exclusão das pessoas com deficiência um problema de ordem social e tecnológica e que não pode acontecer no ambiente escolar.
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular implica mudanças nas atitudes e nas práticas pedagógicas dos profissionais que participam do processo pedagógico, da organização e da gestão na sala de aula e na própria escola enquanto instituição.
Na EMEF "Dom José Mauro", alvo da pesquisa observa-se a presença de banheiro adaptado e sala de apoio aos alunos portadores de necessidades especiais. A escola é toda térrea e tem rampa de acesso para cadeirantes onde é necessário.
A sala de recursos possui um professor especializado, que orienta os demais professores em seus planejamentos, e os estagiários que auxiliam os alunos a executarem suas atividades. Nesta sala existem jogos didáticos, livros de alfabetização. Mas não possui um computador na sala exclusivo para os alunos especiais.
No entanto, na EMEF "Dom José Mauro", os alunos tem acesso ao Laboratório de Informática onde utilizam softwares exclusivos para seu desenvolvimento.
Hoje a escola precisa estar preparada para recebe-los de forma adequada e seus profissionais devem estar capacitados para motivá-los e incorporá-los ao meio ambiente, a sala de aula, e transpor a barreira do preconceito. E, para isso, é fundamental que o professor faça uso de ferramentas e recursos diversos através da Tecnologia Assistiva.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal e recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover: Vida Independente e Inclusão.
É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências"(Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices . Mosby – Year Book, Inc., 1995).
O ambiente escolar deve proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e integração com amigos, colegas e professores. E neste momento a sala de recursos destinada aos Alunos Especiais é fundamental, pois é nele onde poderemos encontrar equipamentos onde eles serão incluídos, tais como brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais.
Esse é um grande desafio, inserir nossos alunos a Tecnologia assistiva e este blog está destinado a ser uma ferramenta de apoio e acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário